segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PODE-SE PARAR DE FUMAR EM 5 DIAS

É possível parar de fumar em cinco dias? O perito em tabagismo João Batista Duarte Costa garante que sim. E afirma com propriedade. Afinal, dos 78 anos de vida, mais de 50 foram dedicados a ministrar cursos e palestras que incentivaram mais de 368 mil pessoas a deixar de fumar.

Foi na década de 1960 que um grupo de incentivadores de combate ao fumo uniu forças em prol do ousado objetivo de ajudar as pessoas a pararem de fumar. As atividades começaram em escolas e, aos poucos, foram se expandindo para empresas e órgãos públicos. Até que, em 7 de março de 1979, teve início o curso "Como deixar de fumar em cinco dias".

João Batista considera que os resultados são impressionantes. "Nós dizíamos que o esforço de largar o fumo seria colhido pelos netos daqueles fumantes. Na época, 46% dos brasileiros fumavam. Hoje, os fumantes são 15% da população. E nós mesmos estamos vendo esses resultados."

Ao longo de cinco décadas, as histórias contabilizadas são emocionantes. "Certa vez, ao final do primeiro dia de curso, um senhor de 72 anos me disse que não voltaria mais. Achei que tivesse dito algo errado. Mas ele explicou que o cardiologista havia lhe indicado o encontro. E que, diante de tudo o que tinha ouvido naquela noite, voltar a fumar seria burrice", lembra.

A metodologia criada pelo grupo formado por João Batista Costa, ao lado dos especialistas em Medicina Mário Rigatto, Bruno Palombini, José Moreira, Carlos Gottschall e Elias Morsch caiu nas graças não só do Ministério da Saúde, mas em outros países. "O curso consiste em eliminar a nicotina da corrente sanguínea em cinco dias. O fumante recebe subsídios para minimizar a síndrome de abstinência e incentivar a autoestima", explica João Batista. "Ele deve acreditar em si próprio", frisa. Nesses 32 anos, ele já ministrou 931 cursos e ajudou 368 mil pessoas em todo o país.

Em 2011, os encontros serão no primeiro sábado de março, junho, setembro e dezembro, sempre às 20h. Informações: (51) 3334-4361 e (51) 3224-5179.

Fonte:Jornal correio do Povo 10/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário