sábado, 21 de abril de 2012

Índios Guaranis recuperam nascentes de rios

Projeto inclui o plantio de árvores nativas nas bacias hidrográficas 
Crédito: ELSON SCHROEDER / ESPECIAL / CP
Oito aldeias de índios guaranis do RS estão conseguindo recompor seu habitat em sintonia com a natureza através do projeto "Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani", aprovado em 2010 com financiamento do Programa Petrobras Ambiental. Em um ano de atividade - desde fevereiro de 2011, já contabilizaram a redução de emissão de mais de mil toneladas de CO2, em áreas com mais de 70 nascentes que fazem parte das bacias hidrográficas do Gravataí, Litoral Leste (Lagoa dos Patos), Sinos e Tramandaí.

E a meta deste ano é considerável. Até o final de 2012, aldeias de Porto Alegre, Viamão, Palmares do Sul, Riozinho, Maquiné e Caraá vão reproduzir e plantar mais de 20 mil mudas de espécies vegetais nativas, contribuindo para o aumento da biodiversidade (flora e fauna) e para a preservação dos recursos hídricos.

As ações, desenvolvidas de forma conjunta entre não indígenas e indígenas, são calcadas em observação participante, reuniões, encontros, oficinas, entrevistas e registros audiovisuais. Eles promovem a reconversão produtiva, recuperação de áreas degradadas e conservação de florestas e matas, abrangendo uma área de mais de 3 mil hectares de Mata Atlântica e da região do Pampa sulino.

As maiores conquistas são melhorias para a sustentabilidade socioeconômica dessas comunidades através do intercâmbio de sementes e mudas entre as aldeias; plantio nas áreas indígenas; reintrodução de espécies vegetais nativas utilizadas na alimentação, na saúde e na confecção do artesanato; atividades de educação ambiental (reciclagem, compostagem e agrofloresta) e do desenvolvimento do eco e etnoturismo nas áreas Guarani.

Jornal Correio do Povo 21/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário