sexta-feira, 6 de abril de 2012

Indústria Naval chega à região

Para que o grande poder exercido pelo petróleo não seja prejudicado pela falta de exploração de novos recursos, a indústria naval, que já ocupa um grande espaço em nosso Estado, na cidade de Rio Grande, agora expande seus investimentos para a nossa região. A ideia de descentralizar a indústria naval de Rio Grande se deu em função da falta de espaço para a instalação de novas empresas, além da escassez de mão de obra local. Esse processo também pode ser considerado como uma estratégia para conseguir obter materiais com mais qualidade e, consequentemente, mais baratos, uma vez que as empresas prestadoras de serviço são locais. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), cerca de 70% dos produtos fornecidos são nacionais. Por esse motivo, os municípios de São Jerônimo, Charqueadas e Triunfo, foram escolhidos como novos polos dessa indústria que se destaca cada dia mais e faz com que a economia gaúcha cresça. 
A princípio, três empresas se instalarão em Charqueadas: Engencampo, UTC-Engenharia e IESA. Contudo, há interesse de pelo menos outras três empresas em se fixar em São Jerônimo e Triunfo, mas as propostas ainda estão sendo estudadas. Junto com essas empresas chega, também, a esperança de uma melhora significativa na economia da região carbopetroquímica. Essa questão é frisada pela assessora executiva do SINE/FGTAS Charqueadas, Leila Fraga:
- Com a vinda dessas empresas, não será apenas o setor industrial que terá vantagens, outros segmentos como o comércio local também terá um aumento significativo - destaca.
Em função de todas essas transformações, alguns cursos de qualificação na área de vendas já estão sendo disponibilizados pelos municípios da região.
Para se ter um ideia, somente a IESA irá gerar, aproximadamente, 1200 empregos. Além dessa empresa, pequenos portos serão construídos às margens dos rios Jacuí e Taquari, que permitirão que as peças produzidas aqui cheguem, de forma mais rápida e segura, até os estaleiros de Rio Grande. Porém, para que a mão de obra local seja um bom negócio para essas novas empresas é necessário que a qualificação seja priorizada pelos municípios. Felizmente, é possível visualizar que muitas ações estão sendo feitas para que programas de cursos de qualificação profissional sejam realizados.
- Com o apoio da AGDI (Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), recorremos ao Programa de Combate a Desigualdades Regionais, comandado pelo gabinete do vice-governador, e com formação de uma comissão que se reunirá dia 18, em Charqueadas, tendo como um dos temas o apoio e a ampliação do setor naval, onde se inclui o programa de cursos de capacitação profissional para moradores da região carbopetroquímica em áreas apontadas como relevantes pelas empresas - explica o secretário de Indústria e Comércio de São Jerônimo, Álvaro Werlang.
Os municípios envolvidos acreditam que, além de trazer novas empresas para a região é muito importante qualificar seus moradores. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Triunfo, a qualificação é ponto de partida para quem procura um emprego.
- Estamos, constantemente, oferecendo cursos gratuitos para qualificar a população, afinal, as oportunidades existem para quem está preparado – informa a Assessoria. 
Portanto, este será o novo panorama da região carbopetroquímica para os próximos anos, dar mais ênfase para qualificação profissional. Com uma mão de obra especializada, mais empregos serão gerados, mais empresas virão e mais reconhecida será a região, uma vez que fará parte do grande polo naval do Rio Grande do Sul.



Fabiana Peixoto Lopes
Jornal Portal de Notícias 05/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário