sábado, 14 de abril de 2012

NAUFRÁGIO DO TITANIC - Tributo a telegrafista do navio nas ondas do rádio


Radioamadores de todo o mundo farão homenagem a Jack Phillips, que mandou as mensagens de SOS


José Manuel do Nascimento, presidente do Labre-PE mostra máquina de código morse. Ele vai participar da homenagem

Hélia Scheppa/JC Imagem






















No rol de encantamento que o Titanic suscita, ele é um dos personagens mais controversos. O britânico John George Phillips era o telegrafista a bordo e, antes de o transatlântico se chocar com um iceberg, ignorou um aviso do rádio-operador do navio Californian de que havia gelo à frente do caminho. Recebeu, através dos tempos, uma chuva de críticas pela postura, tida como uma das razões do naufrágio. Mas também foi aclamado como herói por alguns por sua insistência. Em meio ao afundamento do Titanic, Jack Phillips, como era conhecido, enviou uma série de mensagens sem fio para outras embarcações pedindo socorro. Hoje, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) presta uma homenagem ao operador.
Phillips enviou, por meio de código Morse, sinais de emergência nas letras CQD, que mais tarde seriam substituídas pela sigla SOS, que significa socorro. De acordo com comunicado da seccional paulista da Labre, que organiza o ato, o telegrafista emitiu mensagens às 23h40 do dia 14 de abril, no exato momento da colisão com o iceberg, e às 0h10, 0h20, 0h25, 0h28, 0h30 e 1h25, em sinais cada vez mais fracos.
As homenagens da Labre ocorrem durante todo o mês de abril. A principal delas é neste fim de semana, com três estações ativas em diversas faixas de amador para que radioamadores de todo o Brasil e do mundo possam se conectar e homenagear Phillips. Três diferentes cartões QSL comemorativos foram criados e serão enviados aos radioamadores do planeta que mantiverem contato com a Labre. Cada cartão, confeccionado na Europa, custa 15 euros para radioamadores europeus e 20 euros para quem for de outro continente.
“Vai ser realizado um conteste, ou seja, uma transmissão de radioamadores envolvendo o Brasil e vários países. As pessoas vão manter contato por código Morse, uma linguagem de sinais universal, homenageando o rádio-operador do Titanic”, explica o presidente da Labre em Pernambuco, José Manoel do Nascimento, 58 anos, que é radioamador há duas décadas.
Segundo ele, radioamadores do Estado também vão participar da homenagem a Phillips. “Ele lutou de várias formas para evitar as mortes no Titanic. Não obteve êxito porque o navio mais próximo demoraria quatro horas para chegar lá, ou seja, tarde demais”, diz, se referindo à embarcação Carpathia, que estava a 93 quilômetros do Titanic. “Foi através de seus sinais de socorro que o Titanic foi achado”, completa. Pernambuco tem cerca de 980 radioamadores e a Labre-PE, em torno de 80 filiados.
Algumas lendas atravessaram os anos. Testemunhas relataram que as luzes de uma embarcação podiam ser vistas no lado esquerdo do Titanic, mas este navio não prestou socorro e sua identidade permanece uma incógnita. Outro boato dá conta de que um radioamador chegou a receber a mensagem de socorro de Jack Phillips, mas a teria ignorado, pensando se tratar de trote, devido à fama de inafundável do Titanic.
O operador do Californian tentou avisar a Phillips sobre a presença de icebergs no caminho, o que teria feito a embarcação passar a noite parada. Exausto após um dia inteiro de trabalho no qual havia enviado cerca de 250 mensagens e ocupado em enviar telegramas particulares dos passageiros, o que era sua atribuição original, Phillips respondeu ao telegrafista do Californian, que emitia sinais altos e fortes, com ignorância: “Cale a boca! Estou ocupado”. No momento, se comunicava com a estação de Cabo Race, em Terra Nova. Foi acusado de negligência. 
Especialistas asseveram que seu erro pode ter sido fatal para a sorte do Titanic. Phillips, que havia comemorado seu aniversário a bordo, no dia seguinte ao início do cruzeiro, foi um dos mortos no naufrágio. Tinha apenas 25 anos. Seu corpo nunca foi recuperado.
Jornal do Commercio - Recife - 14/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário