domingo, 22 de julho de 2012

Francisco Pereira Rodrigues, um cidadão de Porto Alegre

Antigo colaborador de artigos do Correio do Povo será homenageado com o título na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


Um dos mais longevos colaboradores do Correio do Povo, o escritor e advogado Francisco Pereira Rodrigues, 99 anos, vai ser homenageado com o título de Cidadão de Porto Alegre, na Câmara de Vereadores da Capital. Entre 1937 e 1988, ele escreveu crônicas e artigos para o jornal. Esta experiência é contada nas páginas do livro "Correio do Povo e Eu", lançado no ano passado. A homenagem a Rodrigues foi proposta pelo vereador José Freitas (PRB). 
A solenidade que vai homenagear o escritor e advogado será realizada no dia 7 de agosto próximo, às 17h, no plenário do Legislativo (avenida Loureiro da Silva, 255). Rodrigues reagiu à iniciativa com emoção. Nascido em Santo Amaro - na época distrito de General Câmara, hoje município de General Câmara - em 1913, Rodrigues vive em Porto Alegre há cerca de três décadas. "Eu amo esta cidade. É a minha segunda terra", afirma. O que ele mais gosta na Capital é do Centro Histórico, onde reside. "É maravilhoso e merece ser mais bem cuidado", observa. 

No Correio do Povo, a história de Rodrigues teve início em 1937, quando enviou ao jornal uma resposta a um artigo publicado sobre a história de Santo Amaro. "Resolvi retrucar e, depois desta polêmica, o Correio me abriu sua página de fundo, então passei a colaborar", recorda. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Francisco Rodrigues foi vereador em Itaqui, Taquari e Farroupilha nas décadas de 1940 e 1950, vindo a ser prefeito de General Câmara de 1960 a 1964. 

Francisco Pereira Rodrigues se aposentou como fiscal do ICMS do Rio Grande do Sul. Na vida cultural, ele destacou-se principalmente como poeta, romancista, contista e historiador, com mais de 40 livros publicados. Atualmente, ocupa a cadeira de número 29 da Academia Sul-brasileira de Letras e é membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. 

O sempre ativo Francisco Pereira Rodrigues é pai de seis filhos: Vitória, Ângela, Eduardo, Ronaldo, Francisco Filho e Américo Serene Rodrigues. É também avô de 17 netos e bisavô de sete bisnetos.

Jornal Correio do Povo 22/07/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário