terça-feira, 17 de julho de 2012

Lições de preservação no Taim


A Estação Ecológica (Esec) do Taim, que abrange parte dos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, estará completando 26 anos de criação no próximo dia 21. A comemoração do aniversário, no entanto, começou na última sexta-feira. A administração da unidade de conservação promoveu uma programação voltada a alunos de três escolas municipais de ensino fundamental situadas no entorno da Esec/Taim - a Maria Angélica Campello, a Alba Anselmo Olinto e a Aurora Cadaval.


Aproximadamente, cem crianças, de 6 a 13 anos, foram convidadas e passaram quase toda a tarde na unidade de conservação. Na sede da Esec, elas assistiram a um vídeo sobre a estação ecológica. Técnicos do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), que é parceiro da unidade, prepararam a programação para as crianças e as recepcionaram. Após a exibição do filme, elas participaram de atividade psicofísica e de brincadeiras, aprendendo sobre a fauna da estação ecológica. Conforme o oceanólogo Rodrigo Moreira da Silva, do Nema, a ideia foi promover a valorização do ambiente por meio de atividades lúdicas. Além disso, os alunos puderam ver uma exposição sobre o Taim e deixar no local o seu recado para a unidade. Os meninos e meninas ainda conferiram o ambiente da reserva em breve passeio nas imediações da sede administrativa da Esec. Depois, cantaram parabéns à estação ecológica e degustaram o bolo de aniversário.


Conforme o chefe da Esec/Taim, oceanólogo Henrique Horn Ilha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a proposta foi, de maneira simples, buscar aproximar da estação a comunidade do seu entorno. O convite aos estudantes considerou o fato de que eles serão a comunidade do futuro. "A intenção foi mostrar que as portas da estação estão abertas a eles", salientou.


A comemoração antecipada teve como objetivo favorecer a participação dos alunos, uma vez que eles entraram em férias na sexta-feira. A programação de aniversário terá continuidade no próximo dia 20, à tarde, quando servidores e voluntários da Esec/Taim farão uma ação na BR 471, em frente à sede administrativa da unidade. Eles irão distribuir adesivos sobre o Taim aos motoristas, buscando sensibilizá-los para que reduzam a velocidade no trecho da rodovia, que atravessa a estação, e aproveitem a passagem para contemplar a natureza. O grupo também fará limpeza na beira da estrada. Segundo Ilha, será uma forma de mostrar que o lixo é um problema, e que a Esec depende da atitude de cada pessoa que passa por ela. "É uma oportunidade para chamar atenção a essa questão ambiental."
Jornal Correio do Povo 17/07/2012

Taim sofre efeitos de dois anos com seca

As condições do banhado do Taim ainda preocupam a administração da Estação Ecológica (Esec/Taim). As recentes precipitações proporcionaram reposição de água no local, mas abaixo do necessário, segundo o chefe da unidade de conservação, oceanólogo Henrique Horn Ilha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). "São dois anos com seca, mas estamos esperançosos diante das notícias de meteorologistas de que haverá importantes ocorrências de chuva ainda neste inverno e até a entrada do verão", diz.


Atualmente, o banhado está com o nível de água bem aquém do ideal para esta época do ano. Ilha destaca que, no verão passado, o local já se encontrava baixo, e a preocupação é, principalmente, com as condições em que estará quando começarem os meses de calor. Um dos fatores que causam apreensão é a necessidade de o banhado ter um nível mínimo de água para as espécies de flora e fauna características desse ambiente não se afetarem e ali se manterem. O outro é o risco de incêndio, que aumenta.


A administração da Esec continua conversando com os arrozeiros da região da unidade, buscando uma programação para as próximas safras de arroz no que se refere ao uso da água da lagoa Mangueira. Toda a utilização da lagoa tem reflexos no banhado do Taim, e as lavouras do entorno da estação a utilizam. A proposta é que os arrozeiros formem uma associação e se organizem para um compartilhamento do recurso hídrico mais equilibrado, contemplando a produção e a conservação do banhado. Essa estratégia, segundo Ilha, dará segurança aos produtores e garantia de manutenção dos principais processos ecológicos regulados pela disponibilidade de água.




Outra iniciativa em curso visa criar uma espécie de selo verde do Taim, uma denominação de origem dos produtos da região, valorizando os agricultores que buscam práticas sustentáveis e produzem com respeito ao meio ambiente. A Embrapa está iniciando os contatos para viabilizar a proposta, que tem apoio do ICMBio, segundo o oceanólogo.


Jornal Correio do Povo 18/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário