sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Energia renovável é essencial para qualidade de vida

Ao participar de evento promovido pelo NEJ/RS, o engenheiro elétrico Luis Maccarini defendeu  que a inexistência de energia solar em todos os prédios só ocorre pela falta de conhecimento dos gestores públicos e da sociedade, uma vez que já existe tecnologia para se aproveitar a energia do sol.


“Só não há energia solar em todos os prédios, porque não há consciência”, afirmou Luis Maccarini, na última Terça Ecológica, que ocorreu no dia 4 de setembro. O evento foi realizado pelo NEJ/RS com apoio do Banrisul e abordou a questão da energia fotovoltaica. Para Maccarini, não há mistério, o que existe é falta de conhecimento pelos gestores públicos e pela sociedade dos benefícios e da tecnologia que já existe para aproveitar a energia do sol.

O engenheiro elétrico, durante sua fala, evidenciou a mudança de paradigmas e percepções do mundo. Logo no início, mostrou uma foto de um castelo da Idade Média, que foi construído durante décadas, “naquela época o trabalho era um legado”. A mesma perspectiva precisa ser tomada para se pensar um mundo sustentável, o engenheiro questionou o que as futuras gerações pensarão da nossa, a qual usa combustíveis fosseis indiscriminadamente.

A tecnologia para utilização da radiação solar, como fonte energética, vem sendo desenvolvida desde o início do século XIX. Einstein ganhou prêmio Nobel, em 1921, por descobrir a origem do efeito fotoelétrico, ou seja, o comportamento de “pilha” que materiais semicondutores, como o silício, adotam ao entrar em contato com a radiação luminosa.

Maccarini trouxe dados curiosos, segundo a organização  Land Art Generator  (
http://landartgenerator.org/), para suprir toda a necessidade energética do planeta, precisar-se-ia de aproximadamente 36000km² de painéis solares, ou seja, uma área um pouco maior que os Países Baixos. Com o combustível produzido por um hectare de cana-de-açúcar, um carro pode dar uma volta ao mundo. Caso essa mesma área fosse coberta de painéis solares, esse carro poderia dar 234 voltas ao mundo, com a energia produzida.

Os biocombustíveis são mais problema que solução, segundo Maccarini, eles não resolvem a questão energética, só agravam a crise. Ainda, nessa perspectiva, afirmou que não se chegaria a 1% da demanda de energia do mundo, caso toda área agriculturável do planeta produzisse biocombustíveis.

A Flor da Permacultura
A perspectiva da permacultura, método criado na década de 70 para manter sistemas humanos de maneira ambientalmente sustentáveis e justos, dá base ao pensamento de Maccarini. Não devemos degradar o ambiente em que vivemos, precisamos cuidá-lo e usá-lo de modo que tenhamos qualidade de vida. As energias renováveis são um pilar desse olhar, que ultrapassa a visão do aqui e agora. Luis Maccarini mostrou que não precisamos nem do Pré-Sal e nem de Candiota, a energia do sol é justa e está à disposição de todos.

EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais


Nenhum comentário:

Postar um comentário