quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VOCÊ REALMENTE SE IMPORTA COM A ÁGUA?


Com o passar dos anos a água se tornou cada vez mais indispensável, porém é cada vez mais desperdiçada. Veja algumas dicas para evitar o desperdício desse bem tão importante.
Há muita água no Brasil. Temos 12% da água doce disponível no planeta. Mas não significa que ela está ao alcance de nossa sede. A demanda por esse recurso natural só aumenta, e precisamos buscá-la longe e tratá-la para deixá-la potável, o que a torna cara. E ainda devolvemos boa parte dela suja aos rios e lagos.
As cidades, que atraem cada vez mais moradores, são pontos de alta demanda de água. Isso diminui aquela disponível para cada um, e é preciso buscá-la cada vez mais longe. Na Grande São Paulo , por exemplo, ela é trazida de uma distância de mais de 70 quilômetros. Gasta-se energia para transportá-la e tratá-la, perde-se água pelo caminho e ela fica mais cara.
Quanto mais suja estiver a água que devolvemos à natureza, mais difícil e caro fica para usá-la de novo, sem falar nos riscos ao ambiente. Mas nem metade da população tem coleta de esgoto  − e só uma pequena parte dele é tratada. O lixo jogado em ruas e lixões também atinge as fontes de água.
A agropecuária e a industria são as maiores consumidoras de água, usada para irrigar campos ou resfriar máquinas. Ou seja, tudo a nossa volta − alimentos, roupas, eletrodomésticos − tem água. É a chamada pegada hidrológica que calcula quanto desse líquido uma pessoa, comunidade ou empresa realmente consome. A mensagem é que, para preservar água potável, o consumo racional de qualquer produto é importante.
Veja quanto de água é usado na produção de …


Um par de jeans: 11 mil litros







Uma xícara de café: 140 litros








Um celular de 200 dólares: 16 mil litros



  

  Dicas:
  • Mais da metade dos municípios brasileiros utiliza água subterrânea. Para preservá-la, não abra poços fundos (tubulares) sem consultar um especialista. Poços clandestinos são um caminho para contaminação e até falta de água na região.
  • Ao limpar quintal, garagem ou calçada evite usar a mangueira para “empurrar” o lixo. Varra-o e recolha-o antes. Assim você economiza na conta e não desperdiça água potável.
  • O chuveiro é o maior consumidor de água (e de eletricidade) na casa. A velha dica de tomar banho rápido e desligá-lo na hora de se ensaboar continua mais que válida.
  • Prefira detergente e sabão em pó com pouco ou nenhum fosfato na fórmula. A substância, responsável pela espuma, favorece a proliferação de algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio aos peixes.

Fonte: Manual de Etiqueta − Planeta Sustentável
Pesquisado por Mauro Henriques Neto − Voluntário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário