sábado, 6 de outubro de 2012

Instituto faz palestras no Twitter sobre câncer de mama como parte do Outubro Rosa


Em adesão à campanha internacional Outubro Rosa, voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, inicia, na próxima segunda-feira (8), uma série de mini-conferências virtuais para esclarecer dúvidas sobre como evitar a doença e a hora de procurar tratamento.
Os interessados nas palestras de médicos convidados, que sempre ocorrerão às 16 horas, de segunda a sexta-feira, deverão acessar acessar o perfil @Icesp_ do instituto no Twitter ou clicar no endereçohttp://twitter.com/Icesp_ ). A transmissão poderá ser localizada também por meio da hashtag#outubrorosaicesp.
O Icesp também lançou um selo que pode ser aplicado pelos usuários do Twitter e do Facebook em suas fotos de perfil. Essa ação tem o objetivo de estimular adesões à campanha Outubro Rosa. Neste caso, os interessados têm acesso clicando no endereço www.picbadges.com/badge/2796143/#.
O mastologista do Icesp Sérgio Masili  alerta que, quanto mais cedo as mulheres forem orientadas sobre o câncer de mama, mais fácil conseguirão, no futuro, identificar possíveis alterações que podem significar o surgimento da doença. “As mais jovens devem ter cuidados com o corpo e aprender a examinar a mama. São pequenas atitudes que, muitas vezes, acabam salvando vidas, porque o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, salientou.
De acordo com o médico, em qualquer faixa etária existe o risco de se contrair a doença, mas o pico está no período da menopausa, normalmente acima dos 50 anos, em decorrência do envelhecimento natural do processo de formação celular e após anos de exposição ao hormônio estrogênio.
Entre as recomendações para prevenir o aparecimento da doença, ele cita a adoção de uma dieta saudável, sem excessos de gordura e bebida alcoólica. As mulheres também devem evitar o hábito de fumar.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimativa para este ano a identificação de 52,6 mil novos casos de câncer de mama  no Brasil, dos quais 15,6 mil no estado de São Paulo. Este é o tipo de câncer mais letal entre as mulheres, com a ocorrência de 10 mil mortes por ano, sempre em razão da descoberta tardia.
Apesar desses números elevados, o Inca informou que houve uma evolução favorável na qualidade dos serviços oncológicos e maior acesso de brasileiras aos exames preventivos. De janeiro a junho deste ano, cresceu em 41% os exames de mamografia em mulheres com idades entre 50 e 69 anos pelo  Sistema Único de Saúde (SUS), com um total de  2.139.238 procedimentos.


Agência Brasil

Iberê Camargo fica rosa contra o câncer de mama


Iberê Camargo fica rosa contra o câncer de mama | Foto: Fabiano do Amaral
A fachada da Fundação Iberê Camargo foi iluminada de rosa na noite desta sexta-feira, em mais uma ação do Movimento Outubro Rosa, que objetiva colaborar para a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama no Estado, chamado a atenção e sensibilizando a comunidade. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada dia cerca de 30 mulheres morrem da doença no Brasil. Porto Alegre é a Capital brasileira com o maior número de casos. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado em incidência.

Pela programação, prédios públicos serão iluminados de rosa. Dia 11, será realizada palestra com a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi no Tribunal Regional Federal. O lançamento do Outubro Rosa 2012 no Estado ocorre dia 16 de outubro, com o Talk Show “As Batalhadoras”, com a doutora Caleffi e Vitoriosas no Moinhos Shopping.

Outro destaque será no dia 25 de outubro, quando o coral e grupo de sapateado de voluntárias do Imama fazem apresentações no segundo piso do Moinhos Shopping, local que sedia a última atividade: flashmob dia 31 de outubro, às 13h. Conforme a mastologista Maira Caleffi, o programa prevê além de oficinas de conscientização em empresas.

Entre os prédios que ficarão iluminados de rosa, estão o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Ministério Público do RS e o Palácio da Polícia. Pela primeira vez haverá um quiosque, no Moinhos Shopping, de 16 a 31 de outubro. No mesmo período ocorre a exposição fotográfica “Alma Rosa”, de Roberta Castilhos, realizada com voluntárias.
Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário